Leo Lins, que foi demitido do SBT após ter feito uma ‘piada’ com uma criança com hidrocefalia durante um show de stand up, está sendo bastante detonado. No vídeo que viralizou nas redes sociais, o humorista começa citando o “Teleton”, que arrecada fundos ajudando crianças com problemas de saúde, e comentou sobre a história de um menino que vive no interior do Ceará.

“Eu acho muito legal o Teleton, porque eles ajudam crianças com vários tipos de problema. Vi um vídeo de um garoto no interior do Ceará com hidrocefalia. O lado bom é que o único lugar na cidade onde tem água é a cabeça dele. A família nem mandou tirar, instalou um poço. Agora o pai puxa a água do filho e estão todos felizes”, disse ele.

A Istoé Gente conversou com o médico Wanderley Cerqueira de Lima, que é neurocirurgião do Hospital Israelita Albert Einstein, que explicou tudo sobre hidrocefalia, doença que gerou ‘piada’ em stand up de Léo Lins.

“Hidrocefalia e o acúmulo de fluido nas cavidades (ventrículos) do cérebro. O excesso de fluido aumenta o tamanho dos ventrículos levando a um aumento da pressão sobre o cérebro e, com isso, prejudicando a sua função. Ocorre mais frequentemente na infância e em adultos acima de 60 anos. Todas as pessoas sejam elas, crianças ou adultas tem um liquido que reveste e protege todo o cérebro. Esse liquido é chamado de liquor que é límpido e incolor quando está em seu estado saudável”, começou o médico.

“Existem 2 tipos de hidrocefalia em crianças: Congênita – quando hidrocefalia se desenvolve no bebê, ainda dentro da barriga da mãe, devido a alguma alteração no sistema nervoso.

Adquirida – quando a hidrocefalia aconteceao longo da infância por causa de fatores externos como tumores ou meningite bacteriana”.

• Choro estridente
• Vômitos recorrentes
• Vômitos inexplicáveis,
• Dificuldade respiratória e convulsão

Prevenção

Realizar exames pré-natal regularmente e vacinações corretas.

Tratamento

O tratamento é realizado através de um procedimento cirúrgico chamado derivação. Derivação: procedimento onde um cateter é colocado dentro de um ventrículo cerebral, debaixo da pele para outra parte do corpocomo abdômen ou coração, onde o liquorpode ser facilmente drenado e absorvido. Paciente com derivação necessita do cateter e válvula regulável para o resto da vida eregulagens frequentes.

Demissão de Léo Lins do SBT

Na tarde de segunda-feira (04), o setor de recursos humanos do SBT convocou Lins para informa-lo sobre sua demissão. O comediante fazia parte do elenco do “The Noite”, programa comandado por Danilo Gentili.

De acordo com o portal Em Off, a decisão da emissora, que foi autorizada por Silvio Santos e a alta cúpula da empresa, é irreversível, já que a família Abravanel é responsável pelo Teleton, arrecadação beneficente que mantém as unidades da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) abertas em todo o país.

Em uma nota oficial enviada à imprensa, AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) repudiou o ato do ‘humorista’ e classificou a fala dele como crime.

Por Istoé Gente