Chico César foi alvo de comentários racistas durante um programa de rádio na cidade de Conde, na Paraíba. No “Fala Conde”, o apresentador Byra de Jacumã comentava sobre carnaval quando se referiu ao artista com falas preconceituosas.

“Acabaram com nosso carnaval, que era nosso cartão postal. Fizeram um carnaval para eles. Era aquele negrinho tocando violão nu, como era o nome dele, de Catolé do Rocha? Esqueci o nome daquela praga, ninguém se lembra mais dele”, comentou Jacumã.

Na sequência, Renato Vieira, outro apresentador que participava da conversa, disse que o cantor que Byra se referia era Chico César. “Era esse mesmo”, respondeu.

Nas redes sociais o assunto repercurtiu de forma negativa, especialmente na semana em que se pontua o Dia da Consciência Negra e a luta antirracista.

Internautas criticaram a fala e enalteceram a importância do música no cenário brasileiro. “Chico César é um patrimônuo cultural da música brasileira. Mexe com ele não”, disse um.

No Instagram, o apresentador compartilhou um vídeo pedindo desculpas pelo caso. “Em um momento onde o mundo todo incrimina o racismo, eu sofro racismo constantemente na minha vida pessoal, profissional e não poderia ter agido dessa forma. (…) Gostaria muito de pedir desculpas e dizer que isso jamais vai se repetir”, disse.

A Prefeitura também se manifestou e disse que o programa, anteriormente apontado como parte das ações da comunicação pública, é realizado de forma independente.

A Prefeitura Municipal de Conde vem, através desta, esclarecer que o programa ‘Fala, Conde’ é uma produção independente, sem vinculação institucional com a gestão municipal. Desta feita, não pode ser responsabilizada ou ter atrelada a sua imagem a qualquer comentário, ou opinião que por ventura seja feito no referido meio de comunicação. Isto posto, é importante deixar claro que a gestão municipal repudia e não compactua com quaisquer atos discriminatórios, nem muito menos de racismo. Nesse sentido, tem inclusive adotado políticas públicas para diminuir o histórico fosso de desigualdade infelizmente ainda existente em nosso país. A prefeitura de Conde aproveita o ensejo para reafirmar o seu compromisso com o desenvolvimento da cidade para garantir ações e projetos que melhorem a qualidade de vida da população condense.

Por Famosos e Celebridades